Plano de aula: Teorema de Pitágoras

Plano de aula: Teorema de Pitágoras

Introdução

Pitágoras foi um matemático e filósofo grego que viveu por volta de 572 a.C.  Nascido na ilha de Samos, ele viajou por muitos lugares, como Pérsia e Egito, e de acordo com alguns relatos é possível que tenha sido discípulo de Tales de Mileto.  Em Crotona, onde atualmente é a Itália, ele fundou a Escola Pitagórica, que consistia em um centro de estudos de Matemática, Ciências Naturais, Filosofia, etc…

O nome de Pitágoras é dado a um teorema por ter sido o primeiro a demonstrá-lo, apesar de os babilônios e os egípcios já o utilizarem em construções e em medições de terras.  Esse teorema estabelece uma relação entre os catetos e a hipotenusa do triângulo retângulo.

Plano de Aula

Público Alvo: 7ª série/8º ano

Tema: Grandezas e Medidas

Conteúdo: Teorema de Pitágoras

Objetivo Geral 

Aplicar o Teorema de Pitágoras na resolução de problemas.

Objetivo específico

Compreender a relação de Pitágoras em um triângulo retângulo e demonstrá-la usando equivalência de área, identificando que a área do quadrado construído sobre o lado maior do triângulo retângulo é igual à soma das áreas dos quadrados construídos sobre os dois lados menores desse retângulo.

Justificativa

Fazer com que o aluno perceba o quanto a matemática está presente no nosso dia a dia, propondo atividades que o levem a calcular a medida desconhecida do lado do triângulo retângulo em contextos tais como distâncias inacessíveis.

Estratégias/Procedimentos metodológicos:

Levar os alunos para o pátio da escola para medir suas sombras;
Pesquisas na internet sobre a utilização do TEorema de Pitágoras;
Atividades feitas em grupo

Recursos:
* Livro didático;
*Régua
* Papel quadriculado
* Vídeo aula do tele curso
*Vídeos que verão no laboratório e informática:

* Filme: geometria na Roça
* Software Cabri

Avaliação

Será feita por meio da observação do professor sobre a ação dos alunos durante o desenvolvimento das atividades aplicadas, como eles estão compreendendo o conteúdo, se estão   utilizando corretamente o Teorema de Pitágoras na resolução de situações problema e  através de provas escrita.Participação dos alunos nas atividades.

Elaboração de situações de aprendizagem em grupos, buscando no aluno a montagem de problemas e as soluções;será feita em grupo com novos problemas envolvendo o Teorema de Pitágoras.

Recuperação

Trabalhar com o apoio do professor auxiliar, ajudando aos alunos com dificuldades;

Levar os alunos com dificuldades à sala de informática e utilizar softwares para demonstrar outras maneiras para calcular o Teorema de Pitágoras.

About these ads

Um comentário sobre “Plano de aula: Teorema de Pitágoras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s